Porto de Manaus o maior porto fluvial do Brasil
O edital de concorrência para a construção e exploração do porto de Manaus foi publicado em 5 de setembro de 1899, com base na Lei nº 1.746, de 13 de outubro de 1869, que adequava o regime de funcionamento dos portos do Império. Em 10 de agosto de 1900, a concessão foi outorgada à empresa inglesa B. Rymkiewicz & Co., sendo mais tarde transferida, em 8 de setembro de 1902, à Companhia Manaos Harbour Limited, também inglesa. Essa empresa deu continuação à implantação do porto, iniciando as obras de um cais fixo de 400m, dois cais flutuantes e 1.200m 2 de armazéns, tendo completado os trabalhos durante a segunda metade do ano de 1919. Pelo Decreto nº 60.460, de 13 de março de 1967, a União anulou o contrato dessa concessão, passando a administração das instalações ao então Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis, do Ministério da Viação e Obras Públicas, que em 1967 foi extinto e sucedido pelo Ministério dos Transportes. Atualmente, pelo convênio nº 7, de 26/11/97, o porto passou a ser administrado pela Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Estado do Amazonas (SNPH).
É realizada pela Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Estado do
Amazonas (SNPH), por delegação ao estado do Amazonas.
Fica
assegurado ao interessado o direito de construir, reformar, ampliar, melhorar,
arrendar e explorar instalação portuária, dependendo:
I - de contrato
de arrendamento, celebrado com a União no caso de exploração direta, ou com sua
concessionária, sempre através de licitação, quando localizada dentro dos
limites da área do porto
organizado;
II - de
autorização do ministério competente, quando se tratar de terminal de uso
privativo, desde que fora da área do porto organizado, ou quando o interessado for
titular do domínio útil do terreno, mesmo que situado dentro da área do porto
organizado.
Por sua vez,
o art. 34 da mesma Lei 8630/93, ao dispor sobre a “administração do porto organizado”
estabelece que:
“É facultado
o arrendamento, pela Administração do Porto, sempre
através de licitação, de terrenos e instalações
portuárias localizadas dentro da área do porto,
para utilização não afeta às operações portuárias,
desde que previamente consultada a administração
aduaneira”
LOCALIZAÇÃO
Situa-se na margem esquerda do rio Negro, na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, distando 13km da confluência com o rio Solimões.
Situa-se na margem esquerda do rio Negro, na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, distando 13km da confluência com o rio Solimões.
ÁREA DE INFLUÊNCIA
Compreende quase todo o estado do Amazonas, excetuando-se os municípios das partes altas dos rios Madeira, Purus e Juruá, e os estados de Roraima e Rondônia.
Compreende quase todo o estado do Amazonas, excetuando-se os municípios das partes altas dos rios Madeira, Purus e Juruá, e os estados de Roraima e Rondônia.
ÁREA DO PORTO ORGANIZADO
Conforme a Portaria-MT nº 1.022, de 20/12/93 (D.O.U. de 22/12/93), a área do porto organizado de Manaus, no estado do Amazonas, é constituída: a) pelas
instalações portuárias terrestres existentes na cidade de Manaus, na margem
esquerda do rio Negro, tendo como limites extremos, a montante do porto, a foz
do igarapé São Raimundo e, a jusante, a foz do igarapé Educandos, ambos no rio
Negro, abrangendo todos os cais, docas, pontes e píeres de atracação e de
acostagem, armazéns, edificações em geral e vias internas de circulação
rodoviária e ferroviária e ainda os terrenos ao longo dessas áreas e em suas
adjacências pertencentes à União, incorporados ou não ao patrimônio do porto de
Manaus ou sob sua guarda e responsabilidade;
Conforme a Portaria-MT nº 1.022, de 20/12/93 (D.O.U. de 22/12/93), a área do porto organizado de Manaus, no estado do Amazonas, é constituída:
b) pela
infra-estrutura de proteção e acessos aquaviários, compreendendo as áreas de
fundeio, bacias de evolução, canal de acesso e áreas adjacentes a esse até as
margens das instalações terrestres do porto organizado, conforme definido no
item "a" acima, existentes ou que venham a ser construídas e mantidas
pela Administração do Porto ou por outro órgão do poder público.
Terminal de Carga > Infraestrutura
Áreas
Área:
77.660.48 m²
Área flutuante: 16.763,05 m2
Área total: 94.423,53 m²
Área flutuante: 16.763,05 m2
Área total: 94.423,53 m²
Profundidade do canal de acesso:
13,5m
Profundidade no cais na vazante (área externa):
18,0m
Profundidade no cais na enchente (área externa):
35,0m
Berços de atracação:
Roadway: 1 (um) para 1(um) navio
Torres: 2 (dois) para 3(três) navios
Berços Fixos: (somente na cheia) 3 (três) para 3 (três) navios
Roadway: 1 (um) para 1(um) navio
Torres: 2 (dois) para 3(três) navios
Berços Fixos: (somente na cheia) 3 (três) para 3 (três) navios
Extensão de cais acostável: Fixos
Paredão: 289,45 m
Plataforma Malcher: 293,00 m
Obs.: Somente em determinado período do ano (enchente)Flutuantes
Roadway: 253,00m
Torres: 360,45m
Paredão: 289,45 m
Plataforma Malcher: 293,00 m
Obs.: Somente em determinado período do ano (enchente)Flutuantes
Roadway: 253,00m
Torres: 360,45m
Armazéns
Armazém nº 23:
2.166,30m²
Armazém nº 20: 1.476,88m²
Armazém nº 15: 680,65m²
Estação Hidroviária: 4.266,80m²
Armazém nº07: 960,00m²
Armazéns nºs 0, 3 e 4: 7.967,92m²
Armazém nº 20: 1.476,88m²
Armazém nº 15: 680,65m²
Estação Hidroviária: 4.266,80m²
Armazém nº07: 960,00m²
Armazéns nºs 0, 3 e 4: 7.967,92m²
Pátios
Terminal de Container(154m x 139m): 21.406 m²
Paredão: 18.747,18 m²
Área Flutuantes: 16.763,05 m²
Terminal de Container(154m x 139m): 21.406 m²
Paredão: 18.747,18 m²
Área Flutuantes: 16.763,05 m²
Pontes
(02) de acesso aos flutuantes cap. 70t
Outros Rede de água potável de 100mm para abastecimento de navios
Rede de energia elétrica 380 Volts
Régua de leitura das cotas de nível do Rio Negro
ACESSOS
RODOVIÁRIO - Formado pelas rodovias AM-010 (Manaus - Itacoatiara), bem como pelas rodovias BR-174 e BR-319, ligando o porto, respectivamente, aos estados de Roraima e Rondônia.
RODOVIÁRIO - Formado pelas rodovias AM-010 (Manaus - Itacoatiara), bem como pelas rodovias BR-174 e BR-319, ligando o porto, respectivamente, aos estados de Roraima e Rondônia.
FERROVIÁRIO - Não há.
MARÍTIMO - A extensão total do
percurso desde a foz do rio Amazonas, onde o calado é limitado a 10m, até o rio
Negro em Manaus, é de aproximadamente 1.500km, constituindo uma via navegável
natural. O trecho, com aproximadamente 15km, da embocadura do rio Negro até o
porto, oferece, em suas condições mais restritivas, largura de 500m e
profundidade de 35m.
FLUVIAL - O acesso fluvial ao
porto se faz pelo rio Negro, afluente da margem esquerda do rio Amazonas.
INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem consistem nos flutuantes do Roadway e das Torres. O flutuante do Roadway possui cinco berços, numa extensão de 253m, e o das Torres, também com cinco berços, se desenvolve por 268m. Ambos estão ligados a um cais fixo por meio de duas pontes flutuantes de 100m de comprimento cada uma. Os berços, cujas profundidades variam entre 25m e 45m, permitem atracação, nas faces externas dos flutuantes, a navios de longo curso e, nas partes internas, a embarcações fluviais.
As instalações de acostagem consistem nos flutuantes do Roadway e das Torres. O flutuante do Roadway possui cinco berços, numa extensão de 253m, e o das Torres, também com cinco berços, se desenvolve por 268m. Ambos estão ligados a um cais fixo por meio de duas pontes flutuantes de 100m de comprimento cada uma. Os berços, cujas profundidades variam entre 25m e 45m, permitem atracação, nas faces externas dos flutuantes, a navios de longo curso e, nas partes internas, a embarcações fluviais.
Pode, ainda, ser utilizado o cais
fixo denominado Cais do Paredão, com 276m de comprimento e profundidades
variando de 2m a 12m, e o cais da Plataforma Malcher, com 300m e profundidades
de 1m a 11m, para movimentação de contêineres. A grande variação de
profundidades nesses cais decorre do regime das águas do rio Negro. Para
armazenagem, o porto possui nove armazéns de carga geral, somando 16.232m2 de área coberta, e dois pátios
descobertos na Plataforma Malcher, um deles com 23.400m2, e o outro,
para contêineres, ocupando 17.823m2. Entre os terminais de uso
privativo destacam-se os da Moageira de Trigo da Amazônia S.A.; da Joaquim
Fonseca Navegação, Indústria e Comércio (Jonasa), com movi-mentação no sistema
ro-ro; da Refinaria Reman, para óleo cru, combustíveis e derivados; e da
Brasilit, para materiais de construção, também com operações ro-ro.
EQUIPAMENTOS
2 empilhadeiras de 45t, 2 empilhadeiras de 37t, 1 empilhadeira de 25t, 1 empilhadeira de 13t, 2 empilhadeiras de 7t, ; 40 empilhadeiras com capacidade de 2,5t a 7t de propriedades de operadores portuários à disposição da operação do porto; 1 guindaste sobre rodas de 50t; 1 guindaste sobre rodas de 15t; 1 guindaste sobre trilho elétrico de 3,2t; 1 cábrea João Pessoa com propulsão própria e com capacidade de 100t; 2 rebocadores de 1.680H.P.
2 empilhadeiras de 45t, 2 empilhadeiras de 37t, 1 empilhadeira de 25t, 1 empilhadeira de 13t, 2 empilhadeiras de 7t, ; 40 empilhadeiras com capacidade de 2,5t a 7t de propriedades de operadores portuários à disposição da operação do porto; 1 guindaste sobre rodas de 50t; 1 guindaste sobre rodas de 15t; 1 guindaste sobre trilho elétrico de 3,2t; 1 cábrea João Pessoa com propulsão própria e com capacidade de 100t; 2 rebocadores de 1.680H.P.
FACILIDADES
O porto possui sistema de segurança e vigilância, 24h por dia, utilizando 4 turnos de serviço. Conta também com um circuito fechado de TV, composto de 23 câmeras de longo alcance em todos os armazéns, pátios e prédios administrativos, com monitores instalados na guarda portuária, com gravação 24 horas por dia.
O porto possui sistema de segurança e vigilância, 24h por dia, utilizando 4 turnos de serviço. Conta também com um circuito fechado de TV, composto de 23 câmeras de longo alcance em todos os armazéns, pátios e prédios administrativos, com monitores instalados na guarda portuária, com gravação 24 horas por dia.
Modalidade e Infra Estrutura
Movimentações de Cargas
No cais publico
-Longo curso
(carga geral)
*Cargas
importadas: aparelhos eletrônicos, bebidas, bicicletas e acessórios, ferro, aço
e ligas, materiais de construção, produtos alimentícios, produtos químicos,
leite em pó, maquinas e acessórios, motocicletas e acessórios, tecidos entre
outros.
*Cargas
exportadas: aparelhos eletrônicos, bebidas, bicicletas e acessórios, madeira,
material plástico e resina, produtos alimentícios, aparelhos de barbear,
castanha, entre outros.
Na Cabotagem
(carga geral)
*Cargas
desembarcadas: aparelhos eletrônicos, bebidas, produtos alimentícios, produtos
químicos, aparelhos de barbear, arroz, cimento, tecidos, entre outros.
*Cargas
embarcadas: aparelhos eletrônicos, bicicletas e acessórios, ferro, aço,
madeira, castanha, entre outros.
Fora do cais
Terminais de uso privativo
“Terminal de
Petrobras/Manaus (Renan)”
Longo curso
(granel liquido)
*Cargas
importadas: petróleo e derivados
Na cabotagem
(granel liquido)
*Cargas
desembarcadas: petróleo e derivados
*Cargas
embarcadas: petróleo e derivados
“coordenadora
de abastecimento Área de Manaus (Comao)
Na navegação
fluvial (granel liquido)
*Cargas
embarcadas: gasolina, óleo combustível, diesel, QAV.
“Terminal de
hermasa (hermasa navegação da Amazônia S.S.) Itacoatiara”
No longo
curso (granel solido)
*Cargas
importadas: fertilizantes
*Cargas
exportadas: soja
Nas
navegações fluviais (granel solido)
*Cargas
desembarcadas: soja em grãos
*Cargas
embarcadas: fertilizantes
“Terminal da
Trigolar(indústria moageira trigolar Manaus)”
No longo
curso (granel solido)
*Cargas
importadas: trigo
“Terminal
dos super terminais (Manaus)”
No longo
curso (carga geral)
*Cargas
importadas: contêineres com insumos para a zona franca de Manaus.
*Cargas
exportadas: contêineres com mercadorias produzidas na zona franca de Manaus
Nas
navegações fluviais (carga geral)
*Cargas
desembarcadas: contêineres com insumos para a zona franca de Manaus
*Cargas embarcadas: contêineres com mercadorias
produzidas na zona franca de ManausEsta é uma reportagem muito interessante publicado pelo g1.Globo
http://g1.globo.com/videos/amazonas/v/projeto-para-revitalizacao-do-porto-de-manaus-ainda-nao-saiu-do-papel/1669004/
Nenhum comentário:
Postar um comentário